Pular para o conteúdo principal

Projeto Poesia- Cecília Meireles


Objetivo:

·         Incentivar as crianças a apreciarem pequenas poesias cantadas e ilustradas.

Eixo: Identidade e Autonomia.

Objetivo:

·         Estimular o prazer de ouvir              pequenas poesias.
·         Motivar a criança a silenciar no momento que o outro fala.




Atividades:


*Informação a respeito do autor ou autores das poesias trabalhada


*Recitação de pequenas poesias utilizando músicas, gravuras, fantoches.


*Brincadeiras envolvendo o nome da criança 









Eixo: Linguagem Oral e Escrita.
Objetivo:
·         Folhear revistas coloridas com gravuras.
·         Conversar sobre o que estão visualizando.
·         Escrever e ilustrar uma poesia numa folha ao redor das crianças.





                                          Apresentação da poesia - A Bailarina- Linda Parabéns!




                                                         -Parabéns as professoras-




                        Educação Infantil - Escola Municipal João de Morais -Visconde de Imbé













Atividades:
*Escrita espontânea de uma poesia  pela professora para a observação das crianças.
*Revistas para as crianças folhearem e identificarem letras  de figuras
*Descrição das gravuras visualizadas com a orientação da professora.
*Identificação da primeira letra de uma palavra destacada da poesia.




Eixo: Música e Movimento.
Objetivo:
·         Construir uma paródia utilizando músicas do repertório  infantil.
Atividades:
*Construção de uma paródia.
*Movimentação de todos os membros do corpo através da dança e ritmos.
*Cantigas de roda para estimular movimentos corporais.

 



                                                             Poesia :A Bolha -  Crianças do Maternal


                                                    Maternal II    Paródia à Cecília Meireles


Maternal II  Apresentando -  A Bailarina


Maternal III  Poesia do Pezinho


                                                      Maternal II  Paródia da Cecília Meireles

                                     Parabéns as professoras pelo empenho na execução do projeto!


                                                            Creche Vovó Rosa Pecly  foi um sucesso


Eixo: Artes Visuais.
Objetivo:
·         Ilustrar a poesia apresentada

·         Confeccionar cartaz ou mural coletivo utilizando os desenhos produzidos pelas crianças

Atividades:


*Ilustração da poesia.


*Construção de cartaz ou confecção de mural coletivo.


*Modelagem com massinha


* Colagem e rasgadura de papel


* Pinturas  com os dedos ou carimbos de legumes.




Eixo: Linguagem Matemática.
Objetivo:
·         Contar o número de versos que tem a poesia. 
           Contar o número de meninos e meninas. 
          Trabalhar pequenas poesias que envolvam os números.


Atividade:


Contagem:

Número de letras do nome da poetisa


Número de letras do título da poesia trabalhada


De verso da poesia trabalhada;
De números de alunos;
De meninos e meninas.
Construção de calendário
Eixo: Natureza e Sociedade.
Objetivo:
·         Apresentar a poesia trabalhada de forma criativa utilizando-se de várias linguagens.
Atividade:
*Apresentação de todas as turmas das poesias trabalhadas, utilizando-se das diversas linguagens.
       Obs: Acessando este link vocês terão uma bela surpresa!
 






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal