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Mostrando postagens de março, 2012

MINI PROJETO CIRCO -EDUCAÇÃO INFANTIL

19 de março de 2012 Mini projeto Circo – Educação Infantil. Linguagem oral e escrita 1.        Na roda de conversa: Pedir que cada criança apresente o colega, através das fichas com o nome que ele poderá pegar dentro de uma caixa ou sacola. Cada aluno deverá falar o que mais gosta de comer, onde mais gosta de passear, quantos anos tem etc. A professora diz: -Hoje tem espetáculo? As crianças respondem: -Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas,   e ainda muitos animais. A partir deste ponto, iniciar a conversar sobre o circo. Pedir às crianças que contem como ele é... o   que tem lá... porque as pessoas vão ao circo... quem trabalha no circo... Depois de uma boa conversa fazer o registro das informações. Mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem. 2.        O pa

Temperamentos

11de março de 2012. Temperamentos Este assunto será abordado nas turmas de Ensino Médio. O objetivo é oportunizar a reflexão dos alunos sobre a importância do conhecimento de si mesmo. Há mais de dois mil anos, Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina” dividiu os seres humanos em quatro grupos de temperamentos – que regem os atos, os costumes e as emoções do indivíduo. O primeiro é o temperamento sanguíneo, em que definiu ser do indivíduo “popular”. O sanguíneo tem facilidade em externar as suas emoções e tranquilamente fala de sua vida sentimental. Conquista as pessoas com seu jeito encantador e faz compromissos sem a intenção de cumpri-los, somente para não perder a popularidade. É uma pessoa falante, amigável, compreensiva e muito expressiva. Porém, emocionalmente é sensível, indisciplinada, improdutiva e egocêntrica. O colérico é um líder nato, considerado de personalidade forte, que controla as pessoas com seu humor. Tem muitas ideias, gosta de mudanças e transform

RODA DE LEITURA

15 de março de 2012 “Nunca esqueça que quando seu filho é pequeno ele adora histórias...será que é ele que deixa de gostar ou você que deixar de contar?”. Roda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil Cristiane da Silva Brandão O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um. Mikhail Bakhtin (2000) destaca a importância do outro na interpretação que fazemos do mundo à nossa volta quando afirma: “tomo consciência de mim, originalmente, através dos outros: deles recebo a palavra, a forma e o tom que servirão para a formatação original da representação que terei de mim mesmo”. O e

O Desenho Infantil

15-03-2012 Olá professores da Educação Infantil, encontrei este artigo em minhas pesquisas pela net. Leiam e depois avaliem esta preciosidade.   Escrito por Profª Mara Pedra - Coordenadora de Educação Infantil    Crianças da Educação Infantil adoram desenhar. Com certeza o desenho é uma das formas de expressar o que sentem, como pensam (momento cognitivo). De acordo com Piaget , o grafismo passa por momentos distintos: Realismo fortuito – É um jogo puro de exercício motor. São as garatujas que são, na verdade, exercícios motores Realismo gorado – A criança começa a fechar a célula. Há o início da relação forma- objeto. Os desenhos nessa etapa são justapostos. Realismo intelectual – A criança já desenha cenas completas. Nessa fase a criança desenha aquilo que sabe que existe no desenho a ser representado (período de preparação ). Realismo visual – A criança desenha cenas completas. Nessa fase se preocupa com as proporções e as distâncias.      Na escola tradicional as

Projeto Música na Educação Infantil

15 de março de 2012. Olá colegas! Atendendo a pedido de professores da Educação Infantil a respeito de projeto para sala de leitura, venho sugerir o site abaixo. Vocês vão encontrar tudo que precisam para realizar um trabalho de qualidade .    <!-- BARRA NOVA ESCOLA --> <style type='text/css'>@import " http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.css%22;%3C/style > <script src='http://revistaescola.abril.com.br/js/jquery/jquery-1-3-1.js' type='text/javascript'></script> <script src='http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.js' type='text/javascript'></script> <!-- BARRA NOVA ESCOLA --> <!-- BARRA NOVA ESCOLA --> Projeto Música na Educação Infantil Este projeto didático propõe a criação de um livro em homenagem ao compositor paulista Adoniran Barbosa. Com ele, as crianças vão se aproximar da obra e da vida do compositor e aprender músicas clássicas

14 de Março - Dia Nacional da Poesia

14 DE MARÇO: DIA NACIONALDA POESIA Em 14 de março de 1847, nasceu Antônio de Castro Alves, na fazenda Cabaceiras, próximo à Vila de Curralinho, hoje cidade de Castro Alves, estado da Bahia. E faleceu na cidade de Salvador, em seis de julho de 1871.  Ele era filho do médico Antônio José Alves e de D. Clélia Brasília da Silva Castro, falecida quando o poeta tinha 12 anos. Por volta de 1853, ao mudar-se com a família para a capital, estudou no colégio de Abílio César Borges, futuro barão de Macaúbas, onde foi colega de Rui Barbosa. O jovem Castro Alves já demonstrava vocação apaixonada e precoce para a poesia. Mudou-se em 1862 para o Recife, onde concluiu os preparatórios e, depois de duas vezes reprovado, matriculou-se na Faculdade de Direito em 1864. Cursou o 1º ano em 1865, na mesma turma que Tobias Barreto. Logo integrado na vida literária acadêmica e admirado graças aos seus versos, cuidou mais deles e dos amores que dos estudos. No ano seguinte, perdeu o