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Projeto Folclore

“O melhor professor não é o mais eloquente, mas o que instiga e estimula a inteligência.” (Augusto Curi)
Objetivo: Repassar valores culturais, resgatando a importância do Folclore Brasileiro, através de músicas, lendas, brinquedos e brincadeiras.

                                                         Fonte:http://www.google.com.br/search
 
Linguagem Oral e Escrita: Objetivos
  • Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
  • Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;


                                                        http://www.google.com.br/search
Habilidades:
  • Recontar as lendas folclóricas conhecidas aproximando-se das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
Reproduzir oralmente jogos verbais, como:
·         Trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, quadrinhas e canções.
·         Auto ditado dos nomes das lendas utilizando-se do alfabeto móvel.
·         Dominó das letras do alfabeto e/ou sílabas   e palavras trabalhadas.
·         Listas das lendas do folclore Brasileiro.
·         Escrita do nome em todos os trabalhos.
·         Quebra-cabeça com letras de nomes
·         Nome faltando letras para completar.
·         Pesquisar e colar as letras ou palavras do nome.
·         Construção de texto coletivo sobre a família.




Linguagem Matemática:
Competências:
  • Utilizar critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças;
  • Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
  • Resolver situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático;
Habilidades:
·         Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz”.
·         Agrupamento e contagem de elementos utilizando diferentes formas ( uso dos dedos, marcas) e/ou objetos ( palitos, contas).
·         Resolução de problemas relativos à contagem de diversas formas (contagem agrupando os números de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc).
·         Leitura das lendas folclóricas, incluindo o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as regularidades do sistema numérico.
·         Utilização de calendário mensal para marcar o dia corrente grafando-o com o auxílio da professora.



Linguagem Plástica e Visual:
Competências:
·         Demonstrar interesse pelas diversas produções do folclore brasileiro, ampliando seu conhecimento do mundo e  de nossa cultura;
§  Ilustrar as lendas contadas explorando os diversos materiais, como lápis preto, lápis de cor, lápis de cera, canetas, carvão, giz, penas, gravetos, etc.
·         Partindo das produções já feitas pelas crianças, sugerir-lhes, que copiem seus próprios desenhos em escala maior ou menor. Isso possibilita que a criança reflita sobre seu próprio desenho e organize de maneira diferente os pontos, as linhas e os traçados no espaço do papel.
Habilidades:
·         Ilustrar as lendas folclóricas contadas e recontadas em sala de aula, utilizando materiais diversos;
·         Montar quebra cabeça dos personagens do folclore brasileiro,
·         Copiar seus próprios desenhos em escala maior para o Pré I e menor para o Pré II.
·         Confecção de maquete do ambiente em que vivem os personagens das lendas do folclore brasileiro que devem ser feitas em etapas, envolvendo a composição de volume, proporcionalidade, equilíbrio, etc.



Linguagem Musical:
Competências:
·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Habilidades:
·         Participar em jogos e brinquedos musicais da cultura infantil: acalantos e cantigas de ninar, parlendas, rondas (danças de roda); adivinhas e trava - línguas.
·         Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do o barulho do carro e identificá-los.

Linguagem corporal/Movimento:

                                        Fonte: intrometendo.com
Competências: 
·         Utilizar os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.

Habilidades:
·         Participação em brincadeiras que envolvam lateralidade como: pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro; andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro; controlar uma bola com os pés, jogar bolsa alternando as mãos;
·         Corridas: do ovo na colher, do saco, carregando um copo descartável com água procurando não entornar ou saquinhos de areia na cabeça.

Natureza e Sociedade:
Competências:
·         Perceber a existência de regras sociais de convivência
·         Perceber e representar o corpo como instrumento de auto expressão e comunicação.
Habilidades:
·         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições do folclore brasileiro;
·         Confecção de objetos variados, como brinquedos feitos de madeira, tecido, papel e outros tipos de materiais, alguns jogos de tabuleiro e de mesa, como dama ou dominó, ou objetos para uso cotidiano feitos de embalagens de papelão e plástico.
·         Participação em brincadeiras, como caça ao tesouro, que apresenta  desafios relacionados à representação gráfica do espaço.
Identidade e Autonomia:
Competência:
·         Manifestar e controlar progressivamente suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;



Habilidades:
  • Resolver pequenos problemas do cotidiano, por iniciativa e/ou pedindo ajuda se necessário.
  • Participar em brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro, cirandas, brincadeiras de roda, casinha, pular corda que envolva, meninos e meninas.
                                                       Vídeo sobre o Folclore Brasileiro
                                                                  www.youtube.com.br





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