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PROJETO PEDAGÓGICO CONTRA A CORRUPÇÃO





PROJETO PEDAGÓGICO CONTRA A CORRUPÇÃO
“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
APRESENTAÇÃO:
Considerando que estamos vivendo em um mundo de conflitos e que a nossa sociedade passa por um período de intensas turbulências refletidas significativamente na Escola, torna-se notória a urgência de criarmos apreço pelos valores e formar adultos com referenciais de cidadania e respeito pelo próximo através de uma verdadeira revolução na maneira de educarmos nossas crianças com fins à construção de um mundo sem corrupção.


JUSTIFICATIVA:
O Construir a cidadania é uma ação conjunta, com benefícios para todos os que dela participam.
O projeto “Construindo Vidas sem Corrupção”.  É uma semente a ser plantada no coração de cada escola de nosso município, para que as gerações futuras possam ver germinar um país mais justo, que alimenta seus filhos com princípios éticos e cidadania.





OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:
·         Despertar as boas qualidades humanas existentes no aluno e explorar suas infinitas potencialidades;
·         Facilitar a mudança prática de atitudes incorretas, comportamento e relacionamento interpessoal do aluno, estimulando a formação de novos hábitos;
·         Oportunizar maior abertura do aluno em relação aos demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal devido a preconceitos e condicionamentos, que geralmente angustiam e afastam as pessoas;
·         Proporcionar mais diretamente um a colaboração efetiva afastando a frieza, o indiferentismo, a mentira agressividade, o desejo de dominação e o tratamento da pessoa como objeto, focando principalmente os princípios para uma boa convivência em grupo.




 
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
1.       Durante uma quinzena, destinar os primeiros 10 minutos da primeira aula de cada turno, para que os alunos elaborem    ideias, ações/normas que incentivem a vivência de valores  contra a corrupção, estimulando assim a melhoraria do convívio entre todos: alunos, professores, funcionários, etc.
2.       Esse pequeno tempo, de apenas dez minutos, será mais como um momento de envolvimento e motivação para eles pensarem e trocarem ideias entre si. Dessa forma, a elaboração do Projeto permanecerá ativa além do tempo em que estiver sendo discutido na sala de aula, gerando mais ideias sobre o mesmo. As turmas que apresentarem sugestões que forem aceitas para o mural poderão concorrer a um premio.
3.       Ao término da quinzena, as sugestões elaboradas pelos alunos são analisadas pela direção da escola e/ou pelos professores, que escolhem aquelas que devem compor o mural –  manual de conduta para toda a comunidade escolar – a ser inaugurado com a presença de todos. O próprio mural poderá ser elaborado pelas turmas cujas ideias foram aceitas, sob a coordenação dos professores. Todos devem ser incentivados a aderir ao Projeto e também a atuar como incentivadores e observadores de resultados da mesma. OBS: É importante guardar os registros de todas as sugestões que vão compor o mural/manual, com o fito de premiação para as turmas que as colocarem em prática.
4.       Dinâmicas;
5.       Músicas;
6.       Jogos;
7.       Dramatizações;
8.       Narrações de histórias:  A arte de resolver conflitos; Abrir-se, descobrir-se, amar-se;  Acreditar e agir.
9.       Poesias;
10.    Fonte das histórias: http://www.metaforas.com.br/



 

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